domingo, 18 de dezembro de 2011

COMITIVA PARTICIPA DE EVENTO NA UNESP

O Fórum Permanente de Saúde Mental da Região de Assis, as Secretarias de Saúde, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Galpão Cultural e o Conselho Regional de Psicologia (sub-sede Assis) realizaram, em 8 e 9 de dezembro, no campus da UNESP, o Terceiro Saúde na Roda que, nos dois dias de evento, contou com extensa programação em torno de temas relacionados aos principais problemas da atualidade.
Uma comitiva de integrantes do GOPAM (Grupo Civil de Orientação e Prevenção à Aids de Maracaí), da ACULTIM (Associação de Cultura e Turismo de Maracaí) e da embrionária ASM (Associação de Saúde Mental de Maracaí) participaram das oficinas sobre Geração de Trabalho e Renda, Álcool, Intervenções, Saúde Mental e Atenção Básica, Oficinas Terapêuticas, Trabalho em rede e em equipe, Família, Sexualidade e tendências infantis e adolescentes.
O segundo dia trouxe importantes debates que atendem não apenas às questões de saúde, mas como a sociedade deve auxiliar o governo na administração de medidas públicas de saúde assim como exigir o cumprimento dos direitos. Para o esclarecimento de tais direitos, Ellen Castilho, Lívia Bello e Lilian Sousa palestraram respectivamente sobre Gestão na Saúde Pública, Cuidados e Participação Popular.
“O evento teve a finalidade de nos esclarecer sobre os direitos dos pacientes. Durante as exposições, fizemos algumas comparações: as cidades maiores possuem estruturas físicas e médicas melhores. Os pacientes de cidades maiores são transportados para os centros de tratamento e desenvolvem atividades diárias dentro da cidade. No caso de Campinas, os pacientes participam de programas de rádios comunitárias. Conforme pudemos observar, Campinas é a cidade que se destaca não apenas no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, no segmento da Saúde Mental”, conclui Roberto Agapito, líder das movimentações em prol da fundação da Associação de Saúde Mental de Maracaí.
O fim de encontro se deu com grande confraternização tendo, ao fundo, músicas e letras de autoria dos participantes.
As fotos a seguir foram tiradas durante o evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário